É a regra do jogo

O tão badalado e, agora, encarcerado Eike Batista, utilizou esta expressão durante entrevista antes de embarcar para o Brasil e ser preso: "é a regra". E eu complemento: é a regra do jogo.

Eike é um jogador e segue as regras do jogo, para mim isso ficou claro.

Mas no Brasil qual é o jogo e quais são as regras desse jogo?

Formalmente são as leis e suas incontáveis regras, muitas, inclusive, excelentes no papel. Mas o jogo informal é outra história, e diz que para rir tem que fazer rir, e Eike sabia disso.

Mas essa mesa de jogo do grau mestre inicia em cada cidade com a mesa iniciante, e ao passo que o jogador adquire experiência, passa para outras mesas e esferas.

Ora, por que um vereador gasta em sua campanha muito mais que receberá em quatro anos?
Por que candidatos a prefeito de cidades pequenas gastam cifras enormes de dinheiro? estou falando do declarado, sem citar o não declarado.
Por que empresas e pessoas físicas, quase sempre ligadas a uma empresa, doam pequenas fortunas aos proponentes a cargos no legislativo e executivo?

É o jogo, e essas são as regras do jogo: o poder pelo dinheiro, o dinheiro pelo poder - custe o que custar.

Empresários e políticos sabem disso, e a maioria senta-se à mesa para jogar e, na base da troca, todos no final acabam recheando suas poupanças.

Quem não joga cresce vagarosamente (salvo exceções, sempre há), mas com solidez e sem medo de um dia ver o nome de sua família no lixo. Aquele que joga cresce sem medo de honrar o seu nome e muito menos de pernoitar na cadeia,  pois nela ninguém fica mesmo, apenas passam uma temporada e depois continuam a  usufruir daquilo que está enterrado no quintal de algum país estrangeiro.

No jogo também há uma regra específica para a sonegação fiscal, mas isso é tema para uma próxima reflexão.



Comentários